terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Chamuças







Chamuças - carne, vegetais, frango peixe e carne

Ingredientes para 6 duzias de chamuças médias de carne
- 1 kilo de carne picada / - 1 cebola grande / - meio galho de coentros frescos
- 1 cabeça de alhos / -1/2 colher de chá de açafrao /- 1/2 colher de chá de pó de caril
- 1/2 colher de chá de coentro moido / - 1/2 colher de chá de colorau
-1 pauzinho de canela /- 2 cravinhos /- sal q.b / - picante q.b

MODO DE FAZER:

Picam se os alhos com os temperos acima mencionados, num tacho poe se um fio de azeite e coloca se os temperos ja picados com pimenta redonda , 2 cravinhos e 1 pauzinho de canela.Depois deita para dentro do tacho a carne previamente lavada e picada.Deixa se ao lume mexendo sempre tendo em conta nao deixar queimar. A segui retira se do lume e deixa a carne esfriar completamente. A parte disto tudo pica-se entao a cebola e os coentros e junta se lhe a carne. em seguida faz se uma cola com 2 colheres de sopa de farinha de trigo, junta se lhe um pouco de agua, para colar as chamuças.
MODO DE ENCHER AS CHAMUÇAS:

A massa das chamuças já se encontram no mercado prontas, sao tao boas quanto as caseiras. para adquiri las poderao ir a qualquer supermercado indiano, (na mouraria ou em talhos muçulmanos).
Para encher as chamuças é simples, uma questao de prática, dobram se as chamuças em forma de triangulo e com uma colher de cha deita se la para dentro do triangulo o recheio, col se logo de seguida com a cola previamente preparada.

MODO DE FRITAR:

Poe se uma frigideira ao lume com 1 litro de oleo bem quente, e metem se as chamuças tendo o cuidado de nao as queimar e nao deixar que fiquem ensopadas metendo para a frigideira uma pequena codea de pao ou casca de ovo.

IMPORTANTE

- O recheio das chamuças a carne tem de ficar bem seca sem qualquer molho.
- As chamuças tem varios tamanhos, grandes médias e pequenas e sao feitas ao gosto dependendo das ocasioes. o picante também se adpta ao gosto de cada um.
- Este é o exemplo das chamuças de carne, para peixe ou vegetais é identico, no que diz respeito as chamuças de peixe primeiro coze se o peixe e desfia se depois faz se o refogado e atençao no peixe e vegetais nao leva coentro em pó.
Dica: pode guardar no frigorifico e ir fritando à medida que desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário