domingo, 17 de maio de 2009

Festas e rituais




















Todos os atos da vida de um hindu são revestidos de um caráter sagrado, estando ligados, portanto, a ritos precisos, públicos ou privados.

A prática mais comum é a oração, que se deve fazer pelo menos duas vezes ao dia, ao nascer e ao pôr-do-sol. Rezam-se ou cantam-se trechos dos Vedas. Flores e fogo são oferecidos à divindade que se quer honrar. Os muitos ritos que tradicionalmente acompanham essa oração variam segundo os diferentes deuses.

Os ritos e festas domésticos acompanham a vida do hindu desde a concepção até a morte, passando pela escolha do nome para o recém-nascido, o primeiro corte de cabelo, a iniciação religiosa, o casamento e o enterro.

As grandes festas são inúmeras (mais de quatrocentas ao ano) e também variam de acordo com as regiões e as divindades celebradas. Em geral, reúnem multidões. Entre as mais importantes se podem lembrar: a que celebra a primeira colheita de arroz e honra os animais domésticos, no Sul da Índia, em janeiro; a festa em homenagem a Siva, durante a qual os fiéis passam a noite no templo; e, também, a festa em honra de Krishna, que anuncia a chegada da primavera. Durante esta última festa, os fiéis se aspergem com poeira e água vermelha, simbolizando o sangue novo que deve correr nas veias.

Como as festas, são também numerosas as peregrinações aos lugares sagrados. Consistem na subida ou descida de rios, na escalada de montanhas ou, simplesmente, na visita a lugares sagrados. As margens do rio Ganges encontram-se muitos lugares de peregrinação.

4 comentários: