quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A flor de Lótus



























A flor de Lótus é venerada na Índia .
A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. Assim, para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar.

Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com as representações do deus elefante (Ganesha), Lakshmi — a deusa da prosperidade — e Shiva, O destruidor. Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus, que são chamados pada-kamala (pés-de-Lótus). A tradição budista nos relata que quando Siddhartha (que mais tarde se tornaria o Buda) tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram. Representa, assim, que cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual. Tanto que o conhecimento espiritual supremo é comparado ao florescimento do Lótus de mil pétalas no topo da cabeça, como é chamada a expansão do chakra coronário, e seria o equivalente à auréola dos santos da Igreja Católica.

7 comentários:

  1. O meu nome é Susana, tenho 32 e sou de Coimbra.
    Comecei a pesquisar recentemente esta flôr quase que por acaso... Pretendo fazer uma tatuagem em Julho e na minha pesquisa a flores descobri a belíssima flôr de lótus!
    Ainda sem saber oseu significado encantou-me... agora que sei o que representa não podia ser mais representativa da actual fase da minha vida.
    Adoro e vou tatuar!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog. Parabéns. Sabe me dizer onde consigo documento sobre mudas?

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeiiii o texto e a foto... Amo flor de lótus ;D

    ResponderExcluir
  4. muito otimo sobre estas informaçoes não sabia a força que a natureza tinha em nossa vida que bela cultura quero aprender mais estou super feliz

    ResponderExcluir