terça-feira, 31 de março de 2009

Diwali

























Diwali é a festividade religiosa mais importante e esperada da Índia e, nela, milhões de hindus e seguidores de outras religiões acendem e espalham velas pelas casas, pátios, jardins e telhados, e trocam presentes para celebrar a vida.

Os fogos de artifício são cada vez mais freqüentes nas principais cidades do norte, onde a Diwali é comemorada com mais força do que no restante do país.

Essa festividade de cinco dias celebra a vitória do bem sobre o mal, da luz sobre a escuridão, do conhecimento sobre a ignorância, embora as lendas sobre a festa variem de região para região.

A data, também conhecida como Festa das Luzes, marca o retorno da deusa Lakshmi (ou Laxmi), símbolo do dinheiro e da prosperidade, para quem os hindus elevam as orações nessa época. As comemorações marcam o retorno de Rama e Sita - reencarnações de Vishnu, deus sustentador do universo, e de Lakshmi, que foi resgatada das mãos do demônio Ravana. Mas os deuses só encontraram o caminho de volta para casa graças ao povo que iluminou a floresta.

Nesse período, as casas são decoradas, milhares de lamparinas se acendem e todos dividem doces e outras guloseimas, criando um mundo de fantasia.

No dia seguinte, a maioria das famílias comemora o Ano Novo, vestindo roupa nova, jóias e visitando parentes e colegas de trabalho, com os quais trocam doces, frutas secas e presentes.

Um comentário: