quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Especiarias






























Sabores e Aromas Sagrados :

Os condimentos, capazes de enriquecer e dar cor, sabor e perfume a alimentos básicos, como arroz, feijão, lentilha e grão-de-bico, são considerados verdadeiras preciosidades pelos indianos. E, nessa cultura tão espiritualizada, o ato de comer não sacia apenas o paladar. Por meio da comida, consegue-se estabelecer a harmonia entre corpo, mente e espírito. Essa integração constitui a verdadeira prosperidade, conforme contam os livros Arqueologias Culinárias da índia, de Femanda de Camargo Moro [ed. Record), e índia: Biblioteca dos Grandes Mitos e Lendas, de Verônica íons (ed. Verbo).
Segundo os hindus, o alimento é o presente sagrado de Brahma, o Deus Criador, e, por isso, é a melhor oferenda nas festas religiosas. Tudo é preparado com muito esmero e dedicação.
A chamada garam masala, uma perfumada mistura de especiarias e ervas - feita de cravo, canela, anis, cardamomo, coentro, cominho, gengibre, cúrcuma e usada no preparo de cereais e carnes -, é a alma da culinária indiana. Graças aos navegadores europeus do século 15, que trouxeram para o Ocidente as especiarias, podemos provar desses aromas e sabores exóticos e ainda dar a eles um significado especial, relacionado à fartura e à abundância.

3 comentários:

  1. Que bom que voltou a escrever sobre a India! Adoroooo!

    ResponderExcluir
  2. Onde acho condimetos da india em São Paulo? Você poderia me ajudar? Obrigada e parabéns pelo Blog...Marcela

    ResponderExcluir
  3. Em são Paulo você pode encontrar no Mercado Municipal , na Casa Sta
    Luzia e no Cerealista Barroso que está localizado na Zona Cerealista (Brás), próximo ao Mercado Municipal.

    ResponderExcluir